No último domingo, após 2 semanas de competição, chegou ao fim mais um mundial de kart indoor ( Kart World Championship, o KWC ).
O evento foi realizado no PG Kart Indoor, em Ancona, Itália. Os Karts utilizados foram os Shifter com câmbio eletrônico limitados a 4 marchas e 18hp, mas podem chegar 6 marchas e 50hp. Ao todo foram 130 pilotos de mais de 10 países diferentes a marcarem presença.
Nations Cup
Tradicionalmente, o evento é precedido pela Nations Cup. Neste ano nossas equipes foram Brazil Lettel/Belcorp, formada pelo gaúcho Felipe Leite (38º lugar no Ranking P.K.I.), e os cariocas Humberto Rubin (3º lugar no Ranking P.K.I.), e Nicolas Costa (Campeão da Fórmula Abarth) e Brazil BV/F-46, composta pelos cariocas Enio Russo (organizador do BV Kart), Francisco Lopes (58º lugar no Ranking P.K.I.), Slow Assis, e Wilson Oliveira (219º do Ranking P.K.I.). Após as 3 horas de duração da corrida semifinal, a equipe Brazil Lettel/Belcorp se classificou para a final do campeonato em 5º lugar.
Na final a equipe largou em segundo, ultrapassou a equipe polonesa após 30 minutos de prova e só perdeu a liderança para a equipe belga, que dominou o evento, nos últimos 20 minutos de corrida, cruzando a linha de chegada a uma distância de 8s dos vencedores. Os relatos dos presentes dizem que a equipe brasileira chegou ao seu limite de desgaste físico ao final das 3 horas de disputa.
Resultado:
1º Belgium Holla Lulu
2º Brazil Lettel/Belcorp
3º Belgium TTeam
4º USA
5º Sweden
6º Poland
7º Italy
8º Colombia
KWC
Para o KWC o Brasil contou com a presença de 5 pilotos: Felipe Leite, Humberto Rubin, Francisco Lopes, Eduardo Fávila (233º no Ranking P.K.I.), e Wilson Oliveira. Foram 10 corridas classificatórias de 20 minutos com 3 voltas de qualify. Os 54 melhores foram classificados para a semifinal de 30 minutos, e os 18 melhores para a final de 35 minutos.
Se existe um nome do qual vamos nos lembrar deste KWC, este nome é de Mathias Grooten. Com 8 vitórias entre 12 corridas disputadas, o belga impressionou a todos com sua performance acima da média. Entre os brasileiros, o destaque ficou para Felipe Leite, que conquistou uma vitória, um segundo lugar, e três terceiros lugares, terminando o evento na 27ª posição. Francisco Lopes também subiu ao pódio em segundo lugar em sua primeira bateria. Sem sorte, Humberto Rubin não conseguiu impor seu desempenho de sempre e dessa vez não galgou as melhores posições.
Resultado:
1º Mathias Grooten – Bélgica
2º Matts Breckpot – Bélgica
3º Arnaud Teuwen – Bélgica
4º Robin Borremans – Bélgica
5º Lorenzo Stolk – Holanda
6º Ruben Boutens – Holanda
7º Giovanni Baccelieri – Itália
8º Jakub Klek – Polonia
9º Nick Van Overveld – Holanda
10º Logan Calvin – USA
27º Feilpe Leite – Brasil
67º Humberto Rubin – Brasil
76º Chico Lopes – Brasil
95º Eduardo Favilla – Brasil
104º Wilson Oliveira – Brasil
126º Slow Assis – Brasil
Campeão Categoria Infantil: Lorenzo Stolk
Campeã Feminina: Selina Balneger