Quem conhece o mundo do kart indoor, sabe da existência de vários campeonatos ao longo de todo o Brasil. Dentro deste contexto, existem várias ramificações nas modalidades de competição disponíveis para todo tipo de aficionado pelo esporte. Torneios de tiro curto, campeonatos regulares anuais, semestrais, match races e endurances individuais ou por equipes, com duração de 2, 3, 6, 12 ou até mesmo 24 horas são alguns exemplos. Se você está lendo esta matéria, é bem provável que já tenha participado de algum destes tipos de campeonato.
Desde seu lançamento em 2015, o Portal do Kart Indoor faz o ranqueamento dos empolgantes torneios de tiro curto (competições eliminatórias realizadas em um fim de semana). A situação se configurou desta forma pela similaridade de seus formatos e o alto índice de confronto direto entre pilotos de diferentes partes do Brasil.
No ato de seu lançamento, muitos foram os pedidos para que fossem inclusos os campeonatos regulares locais, mas a ausência de um padrão em seus formatos entre si e o baixo índice de confronto direto entre pilotos de cidades diferentes, dificultaram bastante esta tarefa, sendo o Portal obrigado a declinar muitos honrosos pedidos de participação.
A atualização do regulamento do Ranking Nacional de Pilotos, vem para por um fim a este problema, tornando viável a contemplação de resultados conquistados também neste tipo de competição. Para isto foi necessário pensar, estudar e amadurecer algumas novas regras. Conheça agora algumas delas:
- A primeira coisa a ser entendida é que as competições regulares locais integrarão o corpo do ranking nacional já existente. Tal fato tornará os resultados ainda mais precisos, visto que as novas leituras representam a expansão do número de pistas, pilotos, e organizações;
- A partir da mudança, os resultados obtidos nos torneios de tiro curto incorporados, serão parâmetros para as competições regulares. Isto será feito através da qualificação dos pilotos conforme sua posição no ranking. Ex: Os “x” melhores classificados no ranking terão a qualificação de 5 estrelas;
- O cálculo do percentual dos campeonatos regulares, será aferido por categoria. Para chegar até ele, serão somadas as estrelas dos seus 10 primeiros colocados. Isto evitará que um piloto com muitas estrelas exerça influência na pontuação de uma categoria sem que participe efetivamente da mesma. Cada estrela contabilizada será o acréscimo de 1% no valor da pontuação da categoria;
- O ranking passará a considerar também uma nova faixa de pontuação exclusiva. O R7, irá considerar o melhor resultado obtido em campeonatos regulares nos últimos 3 anos.
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