Olá, amigos fás do esporte motor.
Neste sábado, 05 de Maio, no Nova América Kart Indoor, foi realizada a terceira etapa do Campeonato de Kart do BV, com a participação de um bom numero de pilotos.
Eu particularmente conheço o grupo há muitos anos, e acho a forma de competição deles bastante interessante. É feito um ranking com todos os pilotos que participam e já participaram, ou que tenha vontade de participar, este último normalmente indicado por algum piloto que atua no grupo, e divide-se este ranking em quantidades de baterias que serão realizadas no dia do evento, este ano, com quatro baterias no dia, sendo uma de treino, aberta para todos os participantes para reconhecimento, treino, verificação dos karts, verificação da cronometragem, etc…
Nas baterias válidas para a pontuação do campeonato, a primeira bateria do dia são com os que estão na parte final da tabela de pontuação, a segunda com os pilotos no meio da tabela e a terceira para os melhores colocados.Com uma média de 11 pilotos por bateria, estas são sempre muito emocionantes, pois, conforme a pontuação os pilotos disputam cada etapa com pilotos diferentes, tocadas mais agressivas ou mais tranquilas, com isso, cada etapa, cada bateria é completamente diferente uma da outra.
E neste sábado não fugiu a regra….
Na primeira bateria do dia durante os treinos classificatórios Marcello Manfredi com 30.88 fez a pole e Paulo Cezar em segundo com 31.66.
Na largada Aristides Cunha, que largou em terceiro, assume a segunda posição mantendo a mesma até o final, mas sendo atacado de todas as formas por Paulo Cezar para recuperar a posição.
Lá na frente Marcello Manfredi foi abrindo vantagem a cada volta, não deixando margem para erros em perder esta posição, com isso, recebeu a bandeirada final muito na frente do segundo Aristides Cunha e em terceiro Paulo Cezar completarão o pódio.
Na segunda bateria do dia que ficou com a pole foi Alex Kid com 30.43 e em segundo Gustavo Labanca com 30.49, uma diferença muito pequena entre eles.
Na largada Alex Kid manteve a liderança, com Gustavo Labanca em segundo e Eurico Mello em terceiro.
No pelotão intermediário Murilo Carvalho e Carlos Monteiro, travavam uma disputa incrível pela quarta posição, com muita habilidade e oportunidade na hora da parada obrigatória (cada piloto em todas as baterias era obrigados a fazer uma parada obrigatória – sprash and go), Carlos Monteiro assume a quarta posição da bateria indo até a bandeirada final.
Nas primeiras posições Alex Kid e Gustavo Labanca lutavam a cada curva pela primeira posição, quando Gustavo Labanca fez a parada obrigatória, obrigou Alex Kid a pisar fundo para fazer voltas rápidas, mas um retardatário atrapalhou e quando este realizou a sua parada Gustavo Labanca estava muito perto e assumiu a primeira posição garantindo a vitória, e estabelecendo a melhor volta do dia com 29.89 deixando Alex Kid em segundo que depois de ser ultrapassado, tirou o pé, e no final me garantiu que estava cansado, e Eurico Mello fecharam o pódio da segunda bateria.
Na terceira e última bateria do dia a pole ficou alterando entre quatro pilotos: Lucas de Lucca (30.40), Edison Fairbairn (30.53), Orlando Afonso (30.54) e Paulo Lantelme (30.60), uma diferença de piscar de olhos, e a pole ficou com Lucas de Lucca e em segundo Edison Fairbairn.
Na largada Lucas de Lucca assume a liderança com Edison Fairbairn em segundo tentando de todas as maneiras de ultrapassar seu oponente, e na estratégia, na hora da parada obrigatória, Edison Fairbairn fez tudo certinho e no momento correto fez a parada e na volta seguinte quando Lucas de Lucca fez a sua parada não conseguiu retomar a ponta, pois, Edison Fairbairn estava embalado com o vento na cara aproveitou a oportunidade passou e foi até a bandeirada final garantindo a vitórias, com Lucas de Lucca em segundo e Carlos Chinelli em terceiro fechando o pódio da bateria.
No pelotão intermediário uma disputa fantástica entre Carlos Chinelli, Orlando Afonso e Paulo Lantelme que se alternavam nas posições deixando a bateria muito emocionante. Carlos Chinelli que largou em quinto, se aproveitou da disputa acirrada entre Orlando Afonso e Paulo Lantelme, esperando estes fazerem a parada, para com pista livre poder estabelecer voltas rápidas em cima de voltas rápidas e garantir a posição e um lugar no pódio.
Bem amigos está foi uma pequena narrativa de como foi a etapa do BV, esperamos todos no próximo dia 26/05 no Kartódromo de Volta Redonda.
Até lá…